Salvador, 9 de fevereiro de 2022, às 19h. O presidente do Grupo Gay de Candeias, o técnico de Infermagem, Ricardo Bispo dos Santos Neto, 42 anos, foi alvejado por dois tiros, um na região da cabeça e outro no braço.
O crime aconteceu na manhã do dia 4 de fevereiro, enquanto o ativista se dirigia a uma padaria próximo a sua residência para comprar pão em Menino Jesus, naquela cidade.
Richard, como era conhecido foi socorrido pela SAMU e levado ao hospital do Subúrbio, Salvador, em estado grave.
Hoje, quarta-feira, 9, foi submetido a uma cirurgia no crânio, de acordo com o boletim médico Richard perdeu parte da massa encefálica. Entretanto, o quadro é estável e permanece sedado na unidade intensiva, conforme informações de familiares, é possível que ele tenha perdido uma das vistas.
Ainda como o tiro acertou a sustentação do crânio, existem riscos de perder os movimentos do pescoço, relata um familiar.
Não se tem informações sobre a motivação do atentado. Uma pessoa que não quis se identificar disse que ‘ele botava a cara mesmo”, e segue ” acredito ser mais um crime homofóbico, Richard era uma pessoa do bem e fizeram essa barbaridade com ele” lamentou.