O atendimento na Central do Cadastro Único de Lauro de Freitas passa a ser feito com agendamento, a partir desta segunda-feira (19). Beneficiários poderão fazer marcações através de um dos quatro números de telefones disponíveis, dentro do horário de funcionamento, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os contatos para realizar agendamentos são: (71) 3378-6010; 3378-9890; 9 8275-0306; 9 8266-1238.
O serviço de cadastramento no CadÚnico será prestado somente com o agendamento prévio, via ligação telefônica. Para atendimentos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) não é necessário marcar. A Central do Cadastro Único de Lauro de Freitas fica localizada na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco).
Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), Tito Coelho destaca que a mudança busca dar maior celeridade e otimização nos atendimentos e explica como funciona o serviço do CadÚnico. “O cadastramento das famílias é executado pelo município e os cadastros são processados pelo agente operador do Cadastro Único – Caixa Econômica Federal – que fica incumbida por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível”.
O Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. Para cadastrar é necessário ter em mãos documentos como, comprovante de residência ou contrato de aluguel, carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e certidão de casamento.
As principais informações cadastradas são: características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo), sua composição familiar (número de membros, existência de gestantes, idosos, mães amamentando, deficientes físicos); a identificação e documentação civil de cada membro da família; a qualificação escolar dos membros da família e a qualificação profissional e situação no mercado de trabalho, rendimentos e as despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).