O que é bom precisa ser exaltado. Um dos diferenciais do rural baiano é o trabalho realizado pelas 26 instituições especializadas na oferta de Assistência Técnica (Ater) em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Ao todo são 102 técnicos em campo, mais 622 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs), que atendem 584 organizações produtivas em 244 municípios baianos.
O Bahia Produtiva fez uma análise das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestadas aos 18.306 agricultores e agricultoras atualmente atendidos pelo serviço. A apresentação foi feita para representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e faz parte da 12ª Missão de Apoio à Implementação e Supervisão do projeto Bahia Produtiva.
Para se ter uma ideia da importância dessa ação, poderíamos comparar os técnicos do desenvolvimento rural com as comissões técnicas dos times de futebol. Na Bahia, podemos dizer que nossas comissões técnicas e times do campo estão na Série A do rural brasileiro. Os resultados falam por si.
Mesmo em tempo de pandemia, o trabalho não cessa. A assistência continua ativa e utiliza-se de todos os recursos possíveis para atender os agricultores familiares. Fazemos teleconferências, videoconferências, videoaulas e oferecemos suporte por intermédio de ligações e do Whatsapp.
Parabenizo os técnicos e suas equipes pelo trabalho de excelência nos municípios da Bahia. Agradecemos a confiança e a parceria do Banco Mundial. Quando nos unimos diante de grandes propósitos, realizações exitosas passam a ser constantes!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!