P/ Irundi Andrade
“Ela vem com essa força, vc vê no olhar… Moema é gente como a gente e de nossa gente ela sabe cuidar…”
No fim da tarde desta sexta-feira 13, o Asprolf-Sindicato realizou uma assembléia comemorativa para festejar com a categoria as conquistas dos trabalhadores em Educação do Município, nas negociações com o governo progressista da petista Moema Gramacho.
Neste ano a gestão da petista abriu as negociaçpões garantindo o piso salarial, estabelecido pelo MEC
2 / 3
que foi de 6,81%, mas, o Sindicato conseguiu elevar o percentual de reajuste para 7% (0,19% a mais). Parece pouca coisa, entretanto, considerando o cenário atual, garantir o piso do MEC já era um desafio… ter ganho real acima dele é expressiva vitória!
Levando em conta que a maioria dos munícipios, a exemplo da capital, não estão pagando o piso, tivemos em Lauro um duplo diferencial:
1- O Governo já abre as negociações garantindo o piso
2- O Sindicato teve força e habilidade para estimular o governo a ir um pouco mais além.
Nesta atual conjuntura política e econômica que vive o País, apenas um fator pode explicar esse diferencial de Lauro: O Olhar convergente do governo progressista da petista Moema Gramacho para o qualificado fazer Sindical do Asprolf, em defesa dos trabalhadores!
A própria prefeita declarou na assembléia que os trabalhadores, por meio de sua representação sindical, conquistou junto ao governo os avanços deste ano.
As rodadas de negociações este ano foram caracterizadas por um clima amistoso, sem tensão na maioria dos encontros e com um diálogo fraterno entre trabalhadores em posição de Sindicato e muito ex- sindicalistas em posição de Governo (a explo da própria prefeita), foi um diálogo franco e aberto sobre realidades e possibilidades.
Assim além do reajuste salarial foi possível Também:
a) Avançar na progressão da carreira com o destravamento dos processos horizontal e vertical (muitos processos parados há muitos anos).
b) Inclusão do Auxiliar de Classe na carreira (direito as progressões como professor).
c) 15% a mais para os professores em Educação Especial (trabalham com alunos com necessidades especiais).
d) Proposta de redução da jornada de 40 para 30hs dos cuidadores sem redução salarial (em estudo).
e) Resgate das eleições diretas para Diretor de Escola (com reformulação do modelo anterior, retirado pelo governo passado).
f) Investimento na melhoria da rede e condições físicas/estruturais das escolas (mobiliário, máquinas e redes digitais).
Fechada esta etapa das negociações, tendo sido tb publicada em Diário Oficial, e se efetivado conforme acordo celebrado, fizeram então os trabalhadores em Educação, por meio de seu Sindicato,
3 / 3
uma justa e comemorativa assembléia pra festejar as conquistas obtidas em conturbado momento político/econômico Nacional.
MOEMA NA ASSEMBLÉIA
A prefeita Moema Gramacho foi na Assembléia,e lá chegando, ouviu ainda cobranças sobre reparos de equipamentos públicos da Educação (quadra esportiva, salas sem ventiladores, mobiliários como cadeiras e mesas escolares) e respondeu com detalhes os casos pontuais citados mas apresentou tb o que vem sendo feito e que ainda fará, e em ton amistoso, em certa medida ironizado respondeu à categoria como recebeu a gestão municipal e como é a realidade econômica dos municípios brasileiro no governo Temer (veja no vídeo)
Eu escolhi para iniciar este texto, trechos do jingle da campanha de Moema à prefeitura de Lauro em 2008 (considero o melhor jingle que já ouvi de uma prefeiturável) mas não foi por esse motivo a escolha, é que esse trecho que escolhi retrata com propriedade o momento da Assembléia; Moema chega com uma força no olhar, falando de gente pra gente, de um jeito q a gente sente e se convence! Principalmente pq a fala está sustentada em ações práticas já executadas. Foi uma linda Assembléia comemorativa!!!
PS: Li a seguinte frase de um professor no grupo da categoria: “Apesar de nem sempre concordar com ela ou com o sindicato tenho que dizer: Nem em Camaçari nem em salvador eu vi um prefeito que apareça cara a cara e além disso venha no sindicato.”
Apois… essa é Moema Gramacho
Parabéns Asprolf, Valeu Moema Gramacho! A luta continua…