Os argentinos vão às urnas neste domingo (22) para eleger um novo presidente e vice-presidente, além de deputados, senadores e servidores do Parlasul, o parlamento do Mercosul. O pleito começará às 8h e se estenderá até as 18h (horário de Buenos Aires), quando se inicia a apuração, mas, como o voto presidencial é impresso, o resultado deverá ser revelado na segunda-feira (23).
Com repercussão internacional, a disputa pela Presidência, chama atenção tanto pela relevância da Argentina como parceiro comercial na América Latina quanto pelo favorito para ganhar ou compor o segundo turno: o economista Javier Milei, de extrema-direita. Sergio Massa e Patricia Bullrich travam disputa acirrada contra o adversário.
O economista Javier Milei, conforme o Metrópoles, venceu as eleições primárias, com 30,06%, e revelou admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que endossou a candidatura de Milei. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-mandatário brasileiro, e comitiva vão à Argentina acompanhar as eleições