Com o tempo fechado, o movimento de banhistas foi tímido nas praias de Lauro de Freitas neste sábado (24). O município autorizou o acesso ao local diariamente, sem restrição de horário, em decreto publicado na sexta-feira (23), que também prevê a liberação de parques públicos e privados e outros espaços de lazer, todos os dias, das 10h às 18h, com 50% da capacidade. A medida foi adotada após redução no índice de ocupação de leitos de UTI adulto na Microrregião Leste.
A liberação foi motivo de alegria para as amigas, a professora Marina Sampaio, 25, e a terapeuta Lorena Piu, 30, que, mesmo sem sol, aproveitaram a manhã para contemplar o mar de Vilas do Atlântico.
“Resolvemos vir hoje porque a gente sabia que estaria mais vazio. A gente precisava respirar um ar puro, espairecer um pouco”, disse a terapeuta, ao folhear um livro.
Marina contou que estava há mais de seis meses sem ver o mar. O momento, para ela, significa que mesmo em passos lentos, as coisas estão voltando à normalidade. “A gente percebe que a situação está melhorando, mas mesmo assim o momento ainda exige cuidados. Vamos continuar usando máscara, álcool e mantendo o distanciamento até que fique mais seguro”.
No caso das praias, o decreto também permite a prática de atividades esportivas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante todo o tempo. Vale ressaltar que ainda está proibida a prática de atividade esportiva coletiva, como o futebol, ou outras atividades que gerem contato físico. A flexibilização também beneficia os ambulantes, que agora poderão alugar guarda-sóis e comercializar alimentos e bebidas.
Continuam proibidos o aluguel de cadeiras ou a disponibilização pelos proprietários de barracas de praia, bem como a realização de atividades que promovam aglomerações, a exemplo de luaus ou piqueniques e o uso de instrumentos musicais ou equipamentos sonoros. As barracas de praia na condição de bares e restaurantes poderão funcionar das 9h às 22h.
Ao realizar o sonho de tirar uma foto com a prefeita Moema Gramacho neste sábado (24) em Vilas do Atlântico, a pequena Alice Negromonte também aproveitou o momento para questionar a gestora sobre o motivo para fechar o Parque Ecológico de Vilas. Moema explicou que o local estava temporariamente fechado por causa da pandemia, mas que em breve a menina vai poder aproveitar o espaço com a família.
O novo decreto também permite o funcionamento de casas de espetáculo, salas de cinema e circo, entre outros estabelecimentos. No entanto, eventos e atividades com a presença de público superior a 200 pessoas ainda seguem suspensos no município. Mais informações em: https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/2021/decretos.
Por: Aina Soledad – Jornalista
Foto: Danilo Magalhães