Apresentador da TV Band Bahia, Uziel Bueno tem buscado um partido para disputar a prefeitura de Lauro de Freitas. Com isso, o MDB surge como uma possibilidade para a filiação. Um encontro na sede do partido ocorreu há cerca de dois meses, onde foi debatida a filiação para a disputa pela prefeitura da cidade.
“Esteve comigo no partido. Tem uns dois meses. Ele tem sido instado para colocar a candidatura em Lauro de Freitas. Conversou com a gente. Eu disse que veria com bons olhos”, confirmou o presidente de honra do partido, Lúcio Vieira Lima, ao Bahia Notícias.
Uziel anunciou que teria interesse em dar continuidada aos trabalhos da atual chefe do Executivo, Moema Gramacho (PT). “As pessoas têm comentado muito lá, e é isso mesmo. A próxima pesquisa à Prefeitura de Lauro de Freitas, meu nome tem que estar. Eu quero meu nome nesta pesquisa aí para prefeito de Lauro de Freitas, estou logo avisando”, disse o apresentador.
Bueno ainda elogiou Moema e disse que sua candidatura para sucedê-la também vinha no sentido de representar o povo. “Sem muita conversinha, sem muito disse me disse, é isso mesmo. Eu quero Uziel Bueno, se não tiver Uziel Bueno na pesquisa para prefeito de Lauro de Freitas é falsa. Tem que ter Uziel Bueno. O povo está falando comigo, então, agora eu quero”, comentou durante seu programa.
Uziel chegou a cogitar disputar um cargo eletivo nas eleições de 2022, porém o fato não se concretizou. Em prol de lançar o nome da esposa, a vereadora Débora Santana (Avante), e o pai da edil, o deputado estadual Carlos Ubaldino (PDT), Uziel recuou do pleito. Ambos não foram eleitos na disputa.
ziel cogitou ser candidato à Câmara de Deputados, em uma dobradinha com Débora que iria para tentar a eleição para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) (veja mais). Porém, a “reorganização familiar” fez com que Ubaldino tentasse a reeleição para o Legislativo estadual e, a vereadora Débora Santana buscasse uma vaga em Brasília.
Durante as discussões políticas, Uziel Bueno chegou a ser cotado para ser o vice de João Roma (PL) na disputa ao governo da Bahia (veja aqui). Filiado ao Podemos, Uziel teve a sondagem confirmada pelo presidente do partido, Gabriel Melo, que também descartou a adesão partidária à campanha de Roma (relembre aqui).
CENÁRIO EM LAURO DE FREITAS
Com a prefeita Moema Gramacho (PT) ainda definindo um sucessor, o cenário em Lauro de Freitas ainda segue incerto. Moema tem cogitado alguns nomes da sua atual gestão (reveja aqui), incluindo o secretário de Serviços Públicos (Sesp) de Lauro de Freitas, Decinho (Republicanos), que integra uma legenda de oposição ao governo do estado.
Apesar disso, o grupo de oposição da gestão ainda também segue sem uma definição. Com os partidos ainda se organizando, o grupo avalia que precisará caminhar unido. O deputado federal Leo Prates (PDT) acredita que o grupo político que faz oposição à prefeita Moema Gramacho (PT), em Lauro de Freitas, pode sair vencedor nas urnas em 2024 se houver uma união entre os principais atores que desejam derrotar a atual gestora do município localizado na Região Metropolitana de Salvador.