Após a fuga de sete detentos do presídio Lemos Brito, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, a Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informou que passará a adotar medidas para reforçar a segurança e impedir a entrada de materiais ilícitos nas unidades.
Entre as ações adotadas está a instalação de aparelhos de escâner corporal, responsáveis por emitir pequenas ondas de raios X, que conseguem mostrar até por dentro do corpo da pessoa escaneada, atestando se ela está, ou não, levando algum material consigo.
Ainda conforme a SEAP, receberão essa tecnologia as unidades que ainda não contam com ela. Contudo, não houve detalhamento sobre quais são esses locais, ou a previsão para instalação. Somado a isso, está previsto o reforço do telamento superior de todas as unidades, para evitar o arremesso de armas e drogas. A instalação das telas deve ser feita na segunda quinzena de novembro.
Será realizando, ainda, um concurso para aumento do efetivo da Polícia Penal, com mais de 400 vagas. O processo já se encontra na Casa Civil, para ser autorizado pelo governador Jerônimo Rodrigues. O órgão ainda destacou a ampliação dos armamentos, com a aquisição recente de espingardas calibre 12, carabinas Ctt. 40 e pistolas Glock G22 5, geração 40.
A FUGA
Ocorrida no último sábado (21/10), a fuga se deu por meio de um buraco aberto na estrutura do pavilhão V (cinco) do presídio. Entre os procurados está Fábio Souza dos Santos, conhecido como Geleia, apontado como líder de uma das maiores facções criminosas da Bahia.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) informou que “intra muros está trabalhando nos procedimentos que a situação impõe”, bem como que, “em ações integradas com a SSP, continua a busca pelos fugitivos”. As visitas seguem suspensas na unidade.
No momento da fuga, houve o apoio do Grupamento Aéreo (Graer). Próximo à Avenida Gal Costa, os sete detentos e traficantes comparsas que esperavam os custodiados correram, abandonando os armamentos. No local, os militares apreenderam dois fuzis calibre 5.56, cinco pistolas calibre 9mm, três mil munições, 24 carregadores, três coletes balísticos e celulares