A Prefeitura de Salvador, por meio do diretor executivo da Superintendência de Trânsito municipal (TRANSALVADOR), Marcelo de Melo Correia, enviou, na tarde da última terça-feira (02), um parecer à Ouvidoria da Câmara Municipal (CMS) sobre a concretagem de árvores na região da Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, em Salvador.
A resposta, encaminhada ao vereador e Ouvidor-geral da CMS, Augusto Vasconcelos (PCdoB), ocorre após denúncias feitas por moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que, por meio de fotos, relataram à Ouvidoria que árvores haviam sido concretadas durante as obras de requalificação da região. As reclamações foram direcionadas por Vasconcelos à TRANSALVADOR e à SUCOP (Superintendência de Obras Públicas de Salvador) em 25 de março deste ano.
Em documento, Augusto solicitou aos órgãos públicos da capital baiana que a situação fosse analisada com atenção e celeridade, visto que, com a cimentação das árvores da região, não restou área permeável no entorno, o que poderia resultar na morte da arborização local.
“Recebemos uma série de denúncias na Ouvidoria dos moradores da Suburbana. Isso levantou uma preocupação sobre a biodiversidade no local. Até porque, muitos moradores da comunidade plantaram aquelas árvores, então, eles ficaram incomodados, pois esta obra concretou e destruiu alguma destas arvores”, ressaltou ele.
Além da mobilização feita pela comunidade local, o Movimento Salvador Verde também se posicionou sobre a causa nas redes sociais, apontando como as obras de infraestrutura realizadas têm impactado a parte ambiental de Salvador. Em nota, afirmaram que a situação representa descaso da Prefeitura de Salvador em relação ao meio ambiente.
Por meio do Parecer de número 62919/2024, a Transalvador afirmou que o projeto de requalificação da Avenida Suburbana irá promover um plantio significativo de árvores em toda a avenida, visando melhorar a mobilidade e agradabilidade da via. Em documento, o órgão ainda apontou reconhecer o equívoco cometido pela equipe atuante na requalificação e garantiu que providências já foram tomadas sobre o assunto.
Recentemente, a pasta refez as orlas e a área permeável em volta do tronco das árvores. A obra segue em execução, com etapas da Avenida Suburbana já requalificadas e outras com requalificação em andamento ou a serem realizadas.