Após os assassinatos de três jovens, entre idades de 20 a 30 nos de idade, com características de execução, todos ocorridos na região central de Lauro de Freitas, que compreende os bairros do Centro, Vila Praiana, Aracuí, Pitangueiras, e as localidades da Lagoa dos Patos, Lagoa da Base, Vila Mar, Chafariz e Cafuá, e diante dos altos índices de violência, na cidades, nos últimos meses, além do medo e insegurança, que a população tem vivido, motivaram familiares, amigos e entidades da sociedade civil organizada, a promoverem uma manifestação pela paz e segurança. O evento, intitulado como “Caminhada Pela Paz” vai acontecer neste domingo, a partir das 14 horas, no final de linha dos ônibus, no centro da cidade.
De acordo com um dos coordenadores do ato, João Paulo Salles, “a motivação da realização dessa caminhada vem, a partir desse cenário triste de extermínio da nossa juventude de predominância negra. Perdemos nos últimos dias, jovens de modo brutal, que de maneira direta ou indireta fizeram parte da nossa convivência até os dias atuais” relatou.
A proposta é cobrar das autoridades políticas públicas em prol dos jovens, além de pedir a policia explicações sobre os homicídios ocorridos dias atrás. Para tanto, João convoca a todos, “é importante que todos nós estejamos juntos para ajudar nesse ato mobilizando as pessoas”.
Fim de semana sangrento na região central de Lauro de Freitas
O fim de semana de mortes começou com a morte a morte de um jovem no bairro da Vila Praiana, na noite deste sábado(26/11), por volta das 21:30 h. A vítima, Jonathan dos Santos de 24 anos, foi assassinado com vários tiros. O crime aconteceu na Rua 4, naquele bairro.
No domingo(27/11), por volta das 21h, 24 horas depois do assassinato de Jonathan, dois homens foram assassinados próximo ao final de linha do Centro de Lauro de Freitas. As vítimas o de pré nome Alexandre e Murilo, moravam na região onde foram mortos. Os crimes aconteceram na Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, nessa, que é uma das principais vias de circulação da cidade.
O episódio aconteceu no bar e depósito de bebidas Disk Gelada, onde as s vítimas estariam junto com outras várias pessoas, que frequentam o estabelecimento, quando um veículo parou na contramão, e dois homens saíram em direção ao bar e começaram a atirar. Os assassinos parecem ter escolhidos a quem cada um mataria, pois segundo testemunhas, um homem efetuou mais de cinco disparos de arma de fogo contra Alexandre, dentro das dependências do estabelecimento, enquanto isso, Murildo fugiu do bar, mas foi baleado na fuga e ao cair, foi executado pelo segundo homem,com vários tiros, a maioria na cabeça, em via pública.