A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (18/8) os testes de fase 3 da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson no Brasil. Ao todo, 60 mil voluntários, com idades entre 18 e 60 anos, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, realizarão o teste.
Segundo a Anvisa, a novidade inclui a aplicação de dose única do imunizante ou placebo e o recrutamento dos voluntários será de responsabilidade dos centros que conduzirão a pesquisa. Para a aprovação, a Anvisa realizou reuniões com a equipe da Janssen, farmacêutica belga da Johnson & Johnson, a fim de alinhar todos os requisitos técnicos necessários para os testes.
Este é o quarto estudo de vacina contra o coronavírus autorizado no Brasil. No dia 2 de junho, a Anvisa permitiu o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a AstraZeneca; no dia 3 de julho, o do imunizante desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã; e no dia 21 do mesmo mês, os das duas vacinas desenvolvida pela BioNTech e Pfizer.