Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
Às 6 horas e 49 minutos da manhã desta quinta-feira, os dois autoproclamados “antagonistas” – de quem? – fizeram o seguinte “comentário“:
Os bois voltaram para o curral
Brasil 16.02.17 06:49
O Nordeste ainda é o curral eleitoral de Lula.
Entre os nordestinos, ele tem 58,2% dos votos, de acordo com a pesquisa CNT/MDA.
No Sul e no Sudeste, ele já foi enterrado.
Não há muito mais o que dizer. É inaceitável. Esse comentário afronta a lei Caó, nº 771/89, que define crimes de racismo.
Essa lei foi criada Foi criada há exatos 28 anos e define os crimes resultantes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência.
O abuso foi tanto que, às 14:27 horas desta mesma quinta-feira, cerca de sete horas depois da ofensa a dezenas de milhões de brasileiros, Mainardi e Sabino trataram de se justificar. http://www.oantagonista.com/posts/curral-eleitoral-existe-o-curral-politicamente-correto-tambem
Como se verá a seguir, o insulto foi curto, mas explicação mal-ajambrada, teve que ser comprida, como toda tentativa de explicar o inexplicável.
Os dois tentam se explicar. Dizem:
“Chegaram reclamações de leitores do Nordeste sobre o fato de termos usado a expressão “curral eleitoral”.
O Antagonista se recusa a trancafiar a língua no curral politicamente correto.
‘Curral eleitoral’ é uma expressão surgida na República Velha, assim como ‘voto de cabresto’.”
Respondo: e daí que o preconceito desses indivíduos é velho? A escravidão também é e nem por isso se tornou aceitável com o passar dos anos.
Quero dizer ao senhores Diogo Mainardi e Mario Sabino, os dois ofensores do “Antagonista”, que, apesar de eu não ser nordestino – sou paulistanos, filho, neto, bisneto e tetraneto de paulistanos –, como cidadão brasileiro exijo que respeitem esse povo tão culto, sábio, alegre, bonito e respeitável.
Criem vergonha nessa cara. Racismo é crime.