Analistas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas fizeram, nesta terça-feira (23), uma vistoria junto com a Embasa, após ações que solucionaram o vazamento de uma das tubulações que liga as Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) dos residenciais Dona Lindu e Brisas, no bairro de Itinga.
Nos últimos quinze dias, devido ao tráfego de veículos, a tampa de um dos poços de visitação (PV), localizado na Rua Dinah Rodrigues, na altura da entrada do Residencial Dona Lindu, se rompeu ocasionando a obstrução da tubulação que conduz o fluxo de efluentes até a rede do emissário. O problema de vazamento acabou atingindo a lagoa do Recanto da Benção.
De acordo com o analista de Saneamento da Embasa, Ricardo Macedo, foi preciso fazer sondagens e abrir poços de visitação para encontrar o local obstruído. “A tampa que se rompeu ficava coberta pela pavimentação. A desobstrução da tubulação foi concluída no último domingo e o fluxo dos efluentes voltou a ser direcionado para a rede do emissário”. Ainda segundo Ricardo, a Embasa está realizando o processo de aeração e aplicação da tecnologia japonesa EM-1 na lagoa do Recanto da Benção para recuperação das águas.
A Semarh acompanhou a resolução do problema, como destaca Gabriel Pereira, analista ambiental do setor de fiscalização. “A Secretaria notificou a Embasa assim que recebeu a denúncia por parte dos populares. Agora estamos vistoriando junto com a própria empresa o resultado dos trabalhos executados”, disse ao ressaltar que os efluentes voltaram a ser lançados no ponto do emissário outorgado pelo INEMA.
Jornalista Laerte Santana
Fotos: Laerte Santana
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
24/09/2019
71 3288 8371