Bolsonaro ou Lula ?
ACM X Jerônimo ?
Em Lauro de Freitas 2022, o povo escolheu novamente Lula para presidente, com 74.506 mil votos, enquanto Bolsonaro teve 34.005 mil votos, e Ciro Gomes 4.005 mil votos.
Para o Senado, Otto Alencar saiu vencedor, e liderou as escolhas com 51.764 mil votos na cidade, enquanto Cacá Leão obteve apenas 28.488 mil votos.
As indicações da prefeita Moema Gramacho novamente foram consagradas pela população, tanto na presidência, quanto no senado. Até mesmo na preferência de deputados que dividiram o palco com Moema na campanha, os resultados foram positivos.
Foram eleitos para Câmara Federal: Ivoneide Caetano PT, com 3.088 votos na cidade, e Joseildo Ramos, com 5.105 votos. Na bancada de apoio com o PC do B, também foi eleita Alice Portugal com 3.514 votos por aqui.
No cenário estadual, os candidatos da bancada petista, que tiveram apoio declarado da Prefeita, também se elegeram, foi o caso de Maria Del Carmen, com 1.958 votos na cidade, e Osni Cardoso com 3.488 votos. Já a deputada do PC do B, também apoiada por Moema, conquistou 3.845 votos e se elegeu, Olívia Santana.
No placar geral, o candidato a estadual mais votado na cidade foi Decinho (Republicanos), ex – Secretário da Sesp na Gestão Moema, com 17.337 votos na cidade, que apesar de não se eleger, ficou como 1º suplente, bateu recorde de votos na cidade e demonstrou um peso histórico como o primeiro nativo a adquirir tamanho apoio da população. Obteve na Bahia 28.148 mil votos.
Para Governador, o cenário apertou no município, pois, mesmo com todo empenho de Moema na campanha do candidato Jerônimo, Acm Neto saiu vencedor na cidade, com 53.832 votos, contra Jerônimo, que obteve 46.821 votos.
A pergunta é: como no 2º turno a Prefeita vai tentar reverter os 7.011 votos que Neto tem a frente de Jerônimo em Lauro de Freitas?
No geral, apesar da diferença de 680.861 mil votos de Jerônimo contra Acm, a possível aliança de João Roma com Neto pode ser perigosa, pois esse candidato adquiriu 738.311 votos, um pouco mais que a diferença entre os dois maiores oponentes.
Outra questão que se coloca polêmica na cidade é, será que o candidato a deputado estadual Decinho, o mais votado da cidade, vai pedir votos para Jerônimo ou para Acm?
E os secretários de governo de Lauro de Freitas que pediram votos para Neto, vão continuar com esse posicionamento? Ou a prefeita vai pra cima pedir votos a seu candidato?
Em resumo, Moema sai do 1º turno com as alianças que demarcou, e, vitoriosa. Assistiu de camarote a oposição Mirela / Teobaldo não se eleger. Outros adversários tentaram “alçar vôo”, como Tenóbio, que teve 4.832 votos, e Mateus Reis com 5.295, mas nem sequer “sacudiram a poeira”.
O vereador da cidade Alexandre Marques, Secretário de governo, teve 2.970 na cidade, Helton Carlucho, filho do Secretário de Moema, teve 1.343 votos no município, e Flor Cruz adquiriu 3.354 votos, mas nenhum deles se elegeu.
Segundo turno é de disputas e expectativas para Lauro de Freitas ➡️⬆️, vamos em frente ver a festa da democracia mais um ano acontecer na cidade???? , selando a aliança estratégica com Lula lá e Jerônimo cá ????????
*Texto* : Shayana Busson, professora e moradora da Itinga 03.10.2022