Numa solenidade marcada pela emoção, a Base Comunitária de Segurança de Itinga celebrou seu quinto aniversário nesta sexta-feira (18). A BSC foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2012. Confirmando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a prefeita Moema Gramacho anunciou a ampliação da BSC, atendendo pedido da comunidade.
“A população precisa desse trabalho da Base que vem sendo feito com dedicação, com competência, compromisso e humanização, fortalecendo essa relação de polícia e comunidade. Reafirmamos aqui o compromisso de ajudar a Base. Conheci o Pacto Pela Vida, do qual as BSCs fazem parte, quando fui secretária de Estado e me apaixonei”.
Para o secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “é motivo de orgulho participar desta comemoração. Os projetos desenvolvidos na BSC fazem com que olhemos para trás e tenhamos a constatação de que tudo que fizemos foi certo porque temos uma equipe de pessoas honradas e dispostas a fazer um mundo melhor”. O secretário confessou que segurou as lágrimas durante toda a solenidade ao ver a alegria das pessoas que fazem parte do dia a dia da Base.
Sob o comando da tenente Nayla Cassia Menezes, a BSC de Itinga é uma das 18 bases existentes na Bahia e foi a primeira a ser implantada na Região Metropolitana. Com o olhar marejado em alguns momentos e pausa para conter do choro em outros, a tenente expressou sua gratidão e orgulho por fazer parte da unidade e destacou o trabalho dos PMs que ela classificou como “de excelência”.
“Observando o andamento da Base tenho a plena consciência de que mais do que pelo cumprimento das obrigações funcionais, quem está aqui trabalha porque acredita. São pessoas ajudando outras pessoas. Desde o policial que se propõe a dar aula de reforço até aquele que já está largando o serviço e prolonga seu plantão pra ajudar a comunidade onde atua. E nada que foi realizado ao longo desses cinco anos seria possível sem a ajuda dos muito amigos da Base, que não medem esforço pra fazer acontecer. O dia de hoje pra mim é somente para agradecer”.
Além de desenvolver atividades de segurança preventiva, a base tem como objetivo principal um trabalho comunitário. A unidade oferta atividades esportivas, projetos profissionalizantes e foi um desses instrumentos educativos da BSC que abrilhantou a festa. Alunos do grupo de teatro Vidas em Cena contaram através de uma encenação como se fortaleceu a relação da base com a comunidade trazendo depoimento de jovens beneficiários dos projetos. A BSC de Itinga já atendeu mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos.
Luiza Luz, integrante do grupo de teatro fez questão de não representar ninguém e contar sua própria história. “Conheci a BSC num dia de festa e decidi que só frequentaria o local nesses períodos. Sempre fui rebelde e nunca quis integrar nenhum projeto. Hoje sou melhor por conta da equipe da Base que me ajudou a crescer. Na BSC o apoio vai além dos projetos, aqui temos amigos e bons conselheiros”.
Durante a solenidade a prefeita presenteou outra vertente da PM atuante em Lauro de Freitas. Moema Gramacho entregou ao comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a chave de um carro que a prefeitura estava doando ao PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas que este ano a formou mais de mil jovens no município. “O trabalho que o Governo do Estado está fazendo através da SSP é um trabalho árduo para diminuir a violência e temos conseguido. Poder ajudar um programa como o Proerd, que preza pela educação e livra nossos jovens das drogas, é um prazer”.
O coronel Anselmo agradeceu a prefeita pela parceria e se disse muito honrado e feliz pelo momento. “Os números que as estatísticas apresentam nem sempre demonstram o trabalho que é desenvolvido. O resultado do nosso trabalho é a satisfação da comunidade, os depoimentos de gratidão e o reconhecimento de uma polícia sensível”.
Representando a comunidade de Itinga, Cristiane Matos, moradora há 20 anos do bairro, falou da satisfação em ter a BSC como vizinha. “A nossa polícia é educadora e a parceria com a comunidade é exemplar. Conheço vários jovens que mudaram de vida por causa dos projetos dessa base e minha vontade é que isso possa acontecer em todo município”.
O palhaço Chiquinho, que faz parte do Proerd, foi o responsável por puxar o coro do parabéns para a base.