Um vendedor ambulante foi detido por policiais militares, na noite de quarta-feira (24/2), em Salvador, após descumprir o toque de recolher imposto pelo Governo do Estado e desacatar os agentes durante a abordagem. A situação foi registrada no terminal de ônibus da Estação Aeroporto. O flagrante foi filmado por um homem que testemunhou a ocorrência e o vídeo viralizou nas redes sociais.
Vendedor ambulante descumpre decreto Estadual, desacata PMs e acaba autuado na Estação de Transbordo Aeroporto pic.twitter.com/CkClTMpjQk
— Aratu On (@aratuonline) February 26, 2021
O “cinegrafista” acabou sendo conduzindo à Central de Flagrantes da Polícia Civil na condição de testemunha. Na gravação o ambulante, que não teve a identidade divulgada, alegou que não conseguiu pegar o ultimo ônibus e cumprir o decreto estadual que proíbe a circulação de pessoas a partir das 20h.
“Como é que eu vou embora sem ônibus? Não me machuque! Não me machuque! Não me machuque”, pediu o vendedor, no momento que era colocado na viatura policial.
A Polícia Militar informou ao Aratu On que equipes da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga) foram acionadas por meio do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) logo após receber informações de um desentendimento entre um vendedor ambulante e um segurança da CCR/Metrô, na Estação de Transbordo Aeroporto.
De acordo com a PM, no local, os policiais dialogaram com os envolvidos, mas quando a situação já estava praticamente resolvida, o ambulante ficou alterado ao saber que seria conduzido para a delegacia e começou a desacatá-los insinuando, inclusive, que a guarnição iria colar algo de ilícito no interior do carrinho de balas dele. Posteriormente, ele foi conduzido à 27ª delegacia.
Ainda segundo a PM, outras guarnições também realizavam abordagens itinerantes no município de Lauro de Freitas, através da Operação Toque de Recolher, que visa inibir tanto a prática de delitos, quanto alertar o cidadão em relação ao cumprimento do Decreto Estadual por conta da propagação do Covid-19.
Durante a operação realizada na noite de quarta-feira (24/2), foram abordadas outras 80 pessoas e 20 estabelecimentos comerciais.