Alunos da rede municipal de ensino, tiveram uma aula diferente. Um projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria de Educação, SEGOC, em parceria com a ALALF e a Barraca da Gávea, que foi realizado com muito sucesso.
O Objetivo do evento é proporcionar um dia diferente aos alunos, onde eles vivenciaram uma das páginas mais sangrentas da história de Lauro de Freitas (O Levante do Rio Joanes), que ocorreu na localidade de Portão, no distante e tumultuado dia 28 de fevereiro de 1814.
Após a explanação do professor Antônio Claudio na foz do Rio Joanes, os alunos participaram de uma Palestra com o ambientalista e produtor cultural Coriolano Oliveira e Tassio Revelat (ALALF), na Barraca da Gávea.
Segundo o professor Antonio Claudio “As causas da insurreição foram a falta de liberdade política e religiosa. Os negros mulçumanos, como protesto, decidiram atacar uma das principais práticas econômicas da época: a caça às baleias”.
De Salvador até a então Santo Amaro de Ipitanga, os negros resolveram por fogo em todas as armações, onde eram colocadas as baleias. A repressão do governo foi enérgica, o que resultou na morte de 50 pessoas, muitos outros negros se enforcaram nas árvores ou se jogaram nas águas do rio, onde morriam afogados.
O projeto também tem como objetivo apresentar e aprofundar questões relacionadas à poesia aos alunos da rede municipal. Mais do que ensinar o que é verso, estrofe e parágrafo, a ação acabou despertando a sensibilidade e um olhar diferenciado sobre Massacre do Rio Joanes aos estudantes.
O público presente na Barraca da Gávea entre: alunos, banhista, moradores e ambulantes, ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a história da cidade, favorecendo a percepção da própria realidade do munícipe em relação a sua cidade.
Estiveram presentes no evento: Dulce Sampaio, Janeide Borges, ALALF (Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas ) ; Coriolano Oliveira ( Barraca da Gávea ) , professoras Tâmara e Angelina (Escola Municipal Ana Lucia Magalhães ) ,Geneci Braz ( APA JOANES/IPITANGA ), Tassio Revelat (Secretaria de Educação) ; Artêmio da Luz ( Grupo Bambolê) ,comunidade e alunos da Rede Municipal de Ensino .
Fonte: Prof. Antonio Claudio /Escola Ana Lúcia Magalhães