Ação marca o Dia do Pau-Brasil, comemorado em 3 de maio, de acordo com a Lei n° 6.607Em referência ao Dia do Pau-Brasil – árvore que deu origem ao nome do País–a Escola Municipal Governador Mário Covas, em Lauro de Freitas, localizada no bairro de Itinga, promove nesta sexta-feira, dia 3 de maio, às 10h30 e 15h30, um momento de reflexão e preservação do meio ambiente, quando na oportunidade os alunos vão plantar mudas de Pau-Brasil no jardim da unidade escolar. A ação pretende conscientizar os estudantes da importância histórica dessa espécie da flora brasileira, que está na lista de árvores com risco de extinção, além de conscientizá-los da urgente necessidade de preservação.
A diretora Fábia Gonzaga reforça que o projeto “Identidade – Itinga meu lugar”, desenvolvido pela escola em 2019, tem entre seus objetivos despertar nas crianças novos hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente. “Esta ação é bastante relevante para a comunidade escolar, pois conduz os alunos a refletir sobre a importância desse bem valioso para história do Brasil, criando o senso de proteção ambiental e sustentabilidade”.
Com este ato cívico, os professores da Escola Mário Covas, terão mais um “recurso” para trabalhar a história do Brasil, apresentando aos educandos a árvore símbolo nacional, conhecida pelos indígenas como Ibirapitanga, que significa madeira vermelha. Não se pode falar dos ciclos econômicos, sem mencionar o Pau-Brasil, o primeiro produto com alto valor no mercado europeu, encontrado pelos portugueses em grandes quantidades, na região da Mata Atlântica, no litoral brasileiro e explorado a exaustão no período pré-colonial (1500-1530). Apesar disso, o comércio continuou até o século XIX, levando ao desaparecimento da espécie em seu ambiente natural.
O professor Jackson Lessa apoia a ideia de plantar o Pau-Brasil no espaço da escola, porque servirá de instrumento de aprendizado, conhecimento e resgate da história do país. “Na minha visão é uma maneira de tirar o conhecimento estático do livro e transformar em experiência tangível e duradoura para toda a comunidade escolar”, destaca Lessa.
Para a professora Ana Paula de Brito é necessário transmitir aos estudantes informações indispensáveis à construção da cidadania, ou seja, a formação de uma sociedade de indivíduos conscientes, críticos e capazes de transformar sua realidade. “É fundamental criar nos discentes uma cultura de preservação ambiental, contribuindo para a construção de um mundo melhor, como propõe o projeto da Escola Mário Covas”, diz a professora.
O Dia do Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam) foi criado em dezembro de 1978 com a Lei n° 6.607, que deliberou a espécie como Árvore Nacional e o dia 3 de maio como sua data comemorativa.