O III Concurso de Escritores Escolares, coordenado pela Diretoria do Livro e da Leitura – vinculado à Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretarial de Cultura (Secult), foi um sucesso e bateu recorde com mais de 580 inscrições e grande participação de municípios do interior. Um dos momentos mais esperados pelos 24 selecionados é a premiação, que ocorrerá no domingo (18), a partir das 16h, no foyer do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, em Salvador.
O estudante Luiz Cleber da Silva Pio Ribeiro, 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Governador Mário Covas, que fica na Itinga, em Lauro de Freitas foi contemplado com o 2º lugar, com a poesia “Viver”, e receberá uma câmera fotográfica e um kit contendo 100 livros. A inscrição no concurso foi realizada pelo professor Carlos Souza, que após fazer uma atividade especialmente para esta finalidade, selecionou 12 textos, entre poesia e redação, com potencial para concorrer ao prêmio, entregou aos alunos a declaração de autorização dos responsáveis que deveria ser assinada e devolvida ao professor, para que assim pudesse realizar a inscrição.
A entrega dos prêmios será realizada por poetas e escritores baianos, entre eles Evelina Hoisel, Neide Cortizo, Joyce Melo (Sarau da Onça), João Vanderlei de Morais Filho e Wlamyra Albuquerque. Os premiados ainda receberão ingressos para apresentação do Neojibá, com 9ª sinfonia – Patrimônio da Humanidade, às 20h, na Sala Principal do teatro. Os ingressos estarão disponíveis para venda no local para o público interessado.
Fonte: Ascom/FPC