Após almoço de Osmar Terra com o presidente Jair Bolsonaro, ganham força os rumores de sua ida para o Ministério da Saúde. A saída do ministro Luiz Henrique Mandetta já é dada como certa pelo jornal O Globo, com publicação da exoneração ainda nesta segunda-feira (6).
No almoço, participaram também quatro ministros que despacham com Bolsonaro nesta segunda: Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Osmar Terra é médico e tem feito publicações de apoio aos posicionamentos de Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com O Globo, na quarta-feira passada, Terra participou de três audiências com Bolsonaro no Palácio do Planalto. Uma com Braga Netto e outras duas com médicos, para discutir o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. Mandetta não foi chamado para as reuniões.
Auxiliares da Presidência disseram ao Globo que a permanência do atual ministro é insustentável diante da série de críticas que tem recebido de Bolsonaro. Na semana passada, Mandetta foi acusado de falta de humildade pelo presidente, e tem contrariado o chefe do Executivo ao recomendar o distanciamento social para combater a propagação do novo coronavírus.