Na tarde desta segunda-feira (09), o deputado estadual Alex Lima (PSB) recebeu na Assembleia Legislativa da Bahia os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Esplanada (Sindserme), que seguem em greve por tempo indeterminado. Ciente dos problemas enfrentados pelos trabalhadores, sobretudo sobre a falta de pagamento salarial, o parlamentar usou a tribuna para repudiar a conduta do prefeito Franco de Aldemir (PRB) e pedir sensibilidade para a resolução dos problemas. “Espero tocar o coração e consciência de quem está à frente do município para que eles possam se sensibilizar e cumprir com o papel de gestor público e não perseguir os funcionários de Esplanada”, afirmou.
Apesar de a Justiça ter declarado a legalidade do protesto, o prefeito determinou o corte no salário dos servidores e ameaça demissões aos grevistas, que seguem paralisados há 36 dias. Entre as principais reivindicações da categoria estão: o cumprimento dos acordos formulados com os servidores; reajuste do piso nacional de educação em 6,81% para os professores; reformulação do plano de cargos e salários da educação; cumprimento do plano de cargos e salários dos demais servidores; investimentos e melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal.
Diante da situação, Lima garantiu reunir todos os esforços para solucionar este impasse. “Os servidores não podem continuar a ser humilhados e maltratados por essa gestão que não respeita uma manifestação justa e legítima. Esplanada tem uma tradição pacífica, de povo trabalhador, que pensa e faz o melhor diariamente pela nossa terra. Tenho certeza que com ajuda do vereador Gilson Lima (PSL), reuniremos esforços para solucionar este pleito”, disse o deputado.