Discutir formas de enfrentamento ao racismo, a LGBTfobia, ao feminicídio e a outros tipos de violências contra a população negra, a partir da reflexão induzida pelo documentário “A Cor do Trabalho”. Esta foi a proposta do cine debate realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir) de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (23), dentro da campanha “Agosto da Igualdade”.
Como apresentado pela a equipe da Sepadhir, o mês de agosto busca evidenciar as formas como a população negra tem suas vidas perpassadas pelo racismo estrutural e institucional. Nesta perspectiva, o documentário produzido pelo cineasta baiano Antônio Olavo serviu como instrumento de debate educativo, para colaborar na desconstrução das desigualdades étnicas presentes na sociedade.
O longa-metragem, que conta a história do trabalho negro na Bahia desde o tempo da escravatura até os dias atuais, foi exibido no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Com a presença de estudantes da Escola Municipal Ipitanga na plateia, o vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro, ressaltou que a luta contra todos os tipos de preconceito deve começar na infância escolar. “Como diz Nelson Mandela, ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele. Racismo é ensinado estruturalmente, e por isso devemos combater”, parafraseou.
Na mesma linha do debate, Deize Marize, secretária da Sepadhir relatou experiências próprias para falar do racismo estrutural que segrega negros no mercado de trabalho. “Precisamos compreender que temos nome e sobrenome, como reflete Lélia Gonzalez em seus livros. A educação é o caminho para a transformação, mas ainda assim precisamos lutar diariamente por nossos direitos”, ressaltou.
Microfone aberto para a plateia, a estudante Nicole do Rio destacou seu ponto de vista sobre o documentário. “Eu achei perfeito, maravilhoso. Algo que me inspirou bastante a pensar, principalmente, sobre o racismo. Também demonstrou uma interação de cultura, assim como representações do candomblé, do cristianismo. Me tocou bastante”, proferiu a aluna do 8ª ano da Escola Ipitanga.
Programação Agosto da Igualdade
As atividades do Agosto da Igualdade, promovido pela Sepadhir, continuam nesta terça-feira (23), com o Cine Debate que será realizado na comunidade Quinta da Glória, das 18h às 20h. No dia 29/08, acontece a “Roda de diálogo – Mulheres Lésbicas: as dores e as delícias de amar uma igual!”, das 15h30 às 17h, no Centro de Formação Continuada (CEFOC), em Itinga.