A Prefeitura Lauro de Freitas intensificou a prevenção à doenças causadas pelo Aedes aegypti, no Centro da cidade.
Durante toda semana os agentes de endemias fizeram visitas às residências, tratamento e orientação aos moradores. A ação foi encerrada na sexta-feira com a distribuição de panfletos na Praça Martiniano Maia e conversa com a população sobre as medidas de prevenção contra as doenças provocadas pelo mosquito.
Recentemente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi informado sobre um caso de dengue clássica num morador do Centro. Conforme determinam as normas de procedimento, nesta situação é preciso intensificar a ação na localidade e fazer uma verificação nas residências em torno da casa do infectado para detectar onde está o foco do Aedes aegypti.
Abordada pela equipe de agentes, a dona de casa Maria Geiza destacou a importância do senso de coletividade no combate as doenças causadas pelo Aedes aegypti. “Nós temos que amar o próximo como a nós mesmos. Não adianta eu cuidar da minha casa pra que mosquito não chegue e meus vizinhos não cuidarem da casa deles. A conscientização e a educação é muito importante”.
A dengue clássica é a doença mais comum causada pelo Aedes aegypti e pode ser confundida com a gripe. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos e vômitos. Caso não seja tratada corretamente pode evoluir para dengue hemorrágica podendo levar o paciente a óbito. A vacina é a melhor forma de prevenção. O Aedes aegypti também é o agente transmissor de doenças como Zyka e Chikungunya.
Os agentes de endemias de Lauro de Freitas realizam cotidianamente vistoria de caixas d’água, calhas e telhados em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, além da aplicação de larvicida e inseticida no combate ao mosquito.
Jornalista Mariana Cedrim
Fotos Rafael Magno
ASCOM/PMLF
22/07/2019
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br