As equipes de fiscalização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas notificaram, nesta segunda-feira (6), uma agência bancária e uma casa lotérica, localizadas na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), por permitirem aglomerações de clientes em filas. As instituições financeiras têm o prazo de 48 horas para se adequarem às medidas de prevenção, conforme decreto nº 4.606, em relação ao novo Coronavírus (COVID-19). A ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Guarda Municipal ainda percorreu mais oito dependências bancárias.
Equipes da Prefeitura repassaram orientações e alertaram as unidades bancárias que em caso de reincidência haverá interdição, como afirmou Danilo Oliveira, diretor de fiscalização da SEDUR. “Encontramos na agência e lotérica filas desorganizadas. Também chamamos atenção da população para que tomem consciência sobre a gravidade do Coronavírus e evitem aglomerações”. Segundo Danilo, clientes foram orientados a permanecerem distantes uns dos outros enquanto aguardam por atendimento.
De acordo com a fiscalização, as demais unidades bancárias estão cumprindo as medidas de prevenção. Foram vistoriadas: as agências bancárias situadas no Shopping Feira – Estrada do Coco; agências e casa lotérica, no Centro; e as agências do instaladas no Shopping Litoral Norte, na Estrada do Coco. O trabalho de fiscalização terá continuidade, nesta terça-feira (7), em agência bancaria do bairro de Itinga e será estendida para estabelecimentos comerciais do bairro de Portão.
Medidas do decreto nº 4.606
Para garantir o acesso da população a benefícios e recursos financeiros, mas de modo a evitar aglomerações, a Prefeitura determina que agências bancárias e lotéricas organizem filas com distância mínima de um metro entre cada pessoa, dentro e fora da instituição, assim como utilizem sinalização horizontal disciplinadora e outras ferramentas que garantam a diminuição da exposição de funcionários e clientes.
O decreto nº 4.606, assinado pela prefeita Moema Gramacho ainda se refere às determinações que garantem: o uso individualizado de EPI’s para atendentes; o abono das ausências de funcionários que se enquadram nos grupos de riscos; horário exclusivo para atendimento ao público maior de 60 anos, pessoas com deficiência e demais integrantes de grupos vulneráveis a COVID-19; intensificar ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel, além de adotar outras medidas de prevenção.
A suspensão do funcionamento de shoppings centers e centros comerciais, prevista nos decretos de n° 4.594 e 4.595 foi prorrogada por mais 15 dias. Agências bancárias ou lotéricas, situadas nessas estruturas, estão liberadas para pagamentos de benefício municipal, estadual ou federal, e atendimento de beneficiários.
Prevenção
O município de Lauro de Freitas tem 14 casos confirmados de Covid-19. A Prefeitura Municipal adotou estratégias para diminuir a proliferação do novo Coronavírus. Uma delas é a utilização de carro de som pelas ruas da cidade, para conscientizar a população sobre medidas de prevenção e controle da pandemia. A mensagem principal é “Fique em Casa”, como melhor forma de proteger a si e toda família.
Jornalista Laerte Santana
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
06/04/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br