Hoje pela manhã (25.04), o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi sede da Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy. A atividade foi proposta pela deputada Olívia Santana, e aberta pelo presidente da Alba, deputado Nelson Leal.
Durante seu pronunciamento, a deputada e autora da sessão, Olívia Santana lembrou da necessidade do mandato estabelecer a conexão com todas as dimensões, especialmente a da Cultura. “O Afoxé Filhos de Gandhy é o maior afoxé do Carnaval da Bahia. Se inspira no legado de Mahatma Gandhi e nas religiões de Matriz Africana. Esse momento de reconhecimento é fruto do trabalho e crescimento do Afoxé e da projeção que ele realiza da cultura baiana para o Brasil e para o mundo”, enfatizou a deputada.
O presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, destacou a satisfação da entidade em receber essa homenagem da deputada, que é responsável por muitos trabalhos e realizações em conjunto com o afoxé, como a iniciação da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher no carnaval.
Homenagens
Na ocasião, a deputada homenageou o associado mais antigo do afoxé, senhor Antônio Brito. Também prestou homenagem as turbanteiras, responsavel pela construção dos turbantes dos associados. Crispina Raimunda recebeu a placa, em nome de todas as turbanteiras.
Uma placa de reconhecimento por tudo que o bloco representa para a cultura baiana foi entregue ao presidente do afoxé, Gilsoney de Oliveira.
Também participaram da mesa diretora: o deputado estadual Zó, líder do bloco parlamentar PDT/PCdoB da Alba; a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábya Reis, que na ocasião representou o governador da Bahia, Rui Costa; o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes; o vereador Sílvio Humberto; o presidente do Sindicato dos Estivadores de Salvador, Flávio Santiago; o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; o cantor e compositor, Tonho Matéria; e o Monge Budista Kadampa da União Budista Kadampa Internacional, Kelsang Tenchog.
Ascom Olívia Santana