A advogada e publicitária Cláudia Cavalcanti foi uma das homenageadas na primeira edição do Prêmio Mulher Notável, organizado pelo mandato da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher no Legislativo de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos). O evento, que ocorreu nesta sexta-feira (11), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal da capital da Bahia, é um dos atos da programação do Mês da Mulher. A premiação homenageou mulheres com trajetórias marcadas pelo empoderamento e contribuição à sociedade.
Na Prefeitura de Salvador, Cláudia Cavalcanti é diretora do Programa Morar Melhor. De acordo com a gestão municipal, “este programa de melhorias habitacionais nos Bairros e Ilhas de Salvador realiza intervenções nas residências precárias com a requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores um maior conforto”. A ação já ultrapassou a marca de 34 mil casas reformadas, em mais de 150 localidades, desde seu lançamento em outubro de 2015.
Cláudia Cavalcanti frisou que “foi de suma importância esta premiação realizada pela vereadora Ireuda Silva e equipe. O ato teve como objetivo evidenciar a força da mulher, principalmente no mercado de trabalho. Agradeço ao reconhecimento pelo nosso trabalho, que é realizado por uma equipe de mulheres. Nós andamos diariamente nos bolsões de pobreza da nossa cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais carentes. Inclusive, Ireuda Silva é parceira no Programa Morar Melhor”. Ela frisou que o projeto é uma experiência exitosa que deve ser expandida para outras cidades do Brasil.
Já Ireuda Silva agradeceu a todos pela presença na primeira edição do Prêmio Mulher Notável. “Toda mulher é única na sua essência, especial no seu conjunto e naturalmente bela. Vocês estão abrindo portas para outras mulheres, com inteligência, segurança e respeito”, disse a vereadora.
A lista de premiadas inclui advogadas, gestoras públicas, jornalistas, médicas e líderes comunitárias, alem de expoentes em outras atividades. Dentre elas Ana Paula Matos (PDT), vice-prefeita de Salvador; a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos); a empresária Lícia Fábio; a cantora Amanda Santiago; a digital influencer Juliana Persan; a vereadora Marta Rodrigues; a jornalista Silvana Oliveira; a secretária Municipal de Desenvolvimento Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes; e a deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ); dentre outras. No total, são 31 Mulheres Notáveis homenageadas.
Cláudia Cavalcanti teve atuação na Petrobrás; Grupo Odebrecht e é colaboradora do Centro Social Sementes do Amanhã.