“Uma excelente notícia para as grávidas de Salvador: a Maternidade João Batista Caribé será duplicada e passará a oferecer 80 leitos. Um investimento de mais de R$ 30 milhões, que garante mais saúde, segurança e tranquilidade para mães e bebês”, comemorou Carlos Martins, durante a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras. O ato aconteceu na manhã deste sábado (5), no bairro de Coutos, em Salvador.
Dos 80 leitos totais, 60 serão destinados a internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco instalados no Centro de Parto Normal (CPN). Estima-se que a obra seja concluída em 12 meses, quando a maternidade deverá ser entregue para a população, funcionando 24 horas por dia e sete dias por semana.
“Não me canso de falar da revolução que o Governo está fazendo na Saúde. Em todas as partes da Bahia, na capital e no interior, vemos grandes obras como os hospitais regionais, policlínicas, novo HGE e tantas outras. Obras de grande porte que visam a garantia e o cuidado da saúde dos baianos”, disse Carlos Martins.
Com a ampliação, a maternidade terá um conceito arquitetônico arrojado, que privilegia a humanização e possui infraestrutura tecnológica necessária para dar a essa região de Salvador uma maternidade de risco intermediário, fazendo com que as mulheres sejam atendidas em um local mais próximo de suas casas.
Além da ampliação física, estende-se, consequentemente, a oferta de condições técnicas, equipamentos e recursos humanos especializados de referência para o parto de risco habitual e da gestação de alto risco do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Desta forma, garante-se, também, o atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério, e ainda a certificação da unidade como ‘Hospital Amigo da Criança’.
Também participou do evento, o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Paulo Cezar Lisboa.