Roda de conversa, brincadeiras e banho de mar. Assim foi a manhã da última sexta-feira (28) para as crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Capiarara. A ação mais uma vez foi desenvolvida na Praia de Buraquinho, através da ação “Brincar é minha praia – Chega de trabalho infantil”. E como de costume, além destas atividades, foi realizada a busca ativa de situações de trabalho infantil nas praias.
“Na roda de conversa com a criançada abordamos a temática do trabalho infantil. As crianças verbalizaram sobre os riscos do trabalho e algumas relataram sobre trabalho infantil que elas já vivenciaram”, relatou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Mônica Caldas.
Na busca ativa, a equipe de abordagem do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) detectou um adolescente de 14 anos trabalhando em uma barraca de acarajé. A baiana, que é tia do jovem, e o adolescente foram orientados sobre os riscos do trabalho infantil e a buscar o SCFV da comunidade onde residem.
Para a secretária da SEMDESC, Huldaci Santana, a busca ativa é necessária porque as famílias são orientadas por profissionais da rede socioassistencial, visando o combate ao trabalho infantil. Essas ações são promovidas pela Coordenação do AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com a participação do Departamento de Assistência a Criança e ao Adolescente – DACA e outros profissionais da rede.
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
02/03/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br