A quinta edição da “Educa7 minutos” acontece nesta quinta-feira (19), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, a partir das 8h. Serão exibidos 20 filmes finalistas produzidos por estudantes das redes de ensino municipal e estadual e por grupos culturais locais. A mostra corresponde a um concurso de produção de curtas com o objetivo de estimular a associação de conteúdos didáticos à cultura local e global, por meio da sétima arte. A iniciativa também busca promover integração entre os membros da comunidade escolar pública do município.
Todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do filme é realizado pelos estudantes, com a orientação de um professor. Na edição deste ano, foram inscritos 62 projetos, envolvendo o total de 1.065 alunos. As temáticas dos filmes são voltadas para a cultura afro-baiana, as histórias locais, a educação inclusiva, as problemáticas da adolescência e da juventude, as tecnologias digitais e a produção musical, entre outros temas vinculados ao cotidiano local.
O processo de construção desta edição, de acordo com os organizadores, teve início em maio, com a inscrição das sinopses. Os projetos foram agrupados pelos ensinos Médio e Fundamental e pelos ciclos 1 e 2 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a categoria Territórios da Cultura e Esportes é voltada para jovens oriundos de instituições sociais.
Cada unidade escolar ou grupo social apresentou, no máximo, três propostas de roteiros de filmes inéditos. Entre estes, foram selecionados os 20 projetos, considerando aspectos como originalidade, criatividade, capacidade de organização de ideias e relevância sociocultural do tema. Os grupos selecionados, por sua vez, vão participar de oficinas de produção de audiovisual.