“Parece que ao governo conservador foi outorgado novo e poderoso mandato para fazer o Brexit, e não só fazer o Brexit, mas unir o país, levá-lo para a frente e focar nas prioridades”. Este foi o trecho do discurso proferido pelo primeiro-ministro Boris Johnson (Partido Conservador) depois da vitória das eleições no Reino Unido.
O que explica o avanço de partidos conservadores em democracias consolidadas como EUA e Reino Unido? Existem muitas variáveis, mas é imperativo dizer: a direita se apropriou da comunicação/linguagem digital e ligou a metralhadora em direção às suas falas direcionadas.
No caso do Reino Unido, o Partido Conservador pautou o discurso no Brexit. O lema foi: “Vamos concluir logo o Brexit.”
Fizeram com que a maioria da população crer que, como se num passe de mágica, sair da União Europeia solucionasse problemas como desigualdade social, emprego, segurança pública, imigração, pessoas que se encontram desabrigadas, o serviço nacional de saúde em decadência e economia cambaleante.
Quem assistiu ao documentário Privacidade Hackeada pode ter a dimensão de como os conteúdos direcionados nas redes sociais têm a capacidade de esvaziar o debate político e implantar as mensagens que lhes convém para conseguirem os votos dos eleitores. Muitas vezes, na base da Fake News. Este é um fato que vem destruindo democracias.
No Brasil, tivemos um candidato fake que inundou o país de mentiras e se recusou a participar de debates. A direita apela a uma tática de Sniper, onde consegue convencer um eleitor que está numa condição de sub-emprego, endividado, morando de favor e problemas do gênero a votar em sua “proposta” de governo, somente porque é contra o aborto ou a favor da pena de morte. É uma espécie de pós-verdade, onde as mentiras superficiais resolvem problemas profundos. O alvo é impactado de acordo com a sua maior indignação: corrupção, temas religiosos, “raça”, programas sociais e assim por diante.
Não vamos entrar no mérito dos erros cometidos pelo partido trabalhista inglês e de tantas outras democracias que estão sendo manipuladas pela extrema direita. O fato é que a esquerda precisa entender este novo fenômeno que se espalha como um vírus. Propaga-se em multidões com a capacidade de descontruir um trabalho que por décadas a esquerda e os progressistas construíam desde o pós-guerra.
O Reino Unido prova o gosto amargo do mar profundo – O Império da Mentira-
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).