O Direito de Circular pela Cidade foi o tema do debate virtual realizado na tarde desta quarta-feira (22.07), que deu início a construção do programa de governo participativo da pré-candidata à Prefeitura de Salvador, Olívia Santana, na área de Mobilidade Urbana.
No debate, que contou com a participação de especialistas da área, lideranças de bairros populares da cidade, parlamentares municipais, estudantes, acadêmicos, representantes da construção civil e das trabalhadoras domésticas, a pré-candidata destacou a Mobilidade Urbana como algo fundamental, quando o assunto está voltado para os direitos da população de uma cidade.
Pensando na construção de um plano que pense Salvador como uma cidade onde a mobilidade urbana tenha como foco as pessoas e não apenas nos automóveis, especialistas destacaram ações importantes para que o novo gestor ou gestora da cidade possa colocar em pauta como: um transporte público integrado, modal e ativo; pensar em uma cidade para pedestres; além de uma agenda ambiental e de inclusão para as pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência.
“É preciso criar estratégias de descentralização. A nova gestão pública de Salvador tem que unir a cidade e não manter o Apartheid que temos hoje. O teleférico da cidade virou uma grande piada, mas é fundamental em uma cidade cheia de ladeiras. A segregação marca a mobilidade urbana em Salvador. Temos que ter um sistema de transporte integrado, que encurte distância, com gestão efetiva da qualidade, que humanize e dê conforto ao povo. Tem que democratizar e investir na integração modal”, destacou Olívia.
A importância da agenda ambiental para a qualificação do transporte público em Salvador também foi colocada como prioridade pela pré-candidata.
Para a realização do debate foram convidados: Cristina Aragon, arquiteta, ex-superintendente de Trânsito de Salvador; Juan Pedro Delgado, doutor em Engenharia de Transporte; Pablo Florentino, doutor em Urbanismo; Marcos Pimentel, engenheiro civil e especialista em transporte e tráfego; Silvia Miranda, acadêmica; Hélio Ferreira, vereador de Salvador e presidente licenciado do Sindicato dos Rodoviários; Raimundo Brito, presidente do sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil; Milca Martins, representante das trabalhadoras domésticas; Everaldo Nery, presidente do sindicato dos deficientes visuais.