Para o alívio de todo “metiê” político do município, a escolha de Antônio Rosalvo tem alavancado apoio de muitos lados da cidade, seu nome soa firme e aprazível pelos cantos.
A oposição com Débora estava na frente das pesquisas em relação à quaisquer candidato(a) apoiado (a) por Moema, no entanto, articuladora incansável, Moema fez a costura necessária para a breve inversão do jogo, e assim, cada dia mais, o campo de Rosalvo tem crescido e desnutrido a oposição.
Rosalvo virou o mais novo garoto prodígio da política laurofreitense, e arrasta dezenas de lideranças comunitárias bairro adentro. Ele terá a chance de consagrar a nova tendência dentro da colcha de retalhos de uma esquerda petista que se vê obrigada a renovar seu quadro “master”, ou seja, “largar o osso”, “passar o bastão”, mas sem perder o pódium.
No entanto, alguns alinhamentos precisam ser melhor elaborados, pois Débora e Mateus Reis encarnam o papel de vítimas e defesonres da cidade em discursos de crítica tipo “lacração do tiktoc”, e isso agrega seguidores.
Ainda não podemos estipular a vitória petista como certa na cidade, a elocubração do presidente do PT na última reunião de candidatos merece o oscar pelo estímulo, mas se caso dê tudo errado, vide Dr. Márcio, …. seremos terra arrasada por bolsonaristas, extremistas, usurpadores e conservadores moralistas de fachada.
Não.
É preciso que nosso campo transceda mais, se diferencie, saia do apequenado assistencialismo, não reduzindo tudo ao voto do “botijão de gás”, da “camisa pra escolinha de futebol”, da festa de largo, da distribuição de cesta básica, e do “aperto de mão” nos bairros.
Não vejo discursos potentes que tenham cerne em plataformas políticas de transformação real. Não vejo em nenhum dos campos, Moema tinha isso mais forte e programado.
Rosalvo, tenho esperança, que abrace o desafio de demarcar seus rumos para a cidade, ir pra o Quingoma e dizer qual o projeto sustentável pra o meio ambiente da cidade, vir para Itinga e dizer o que pensa sobre nossa mobilidade caótica, quais as escolas que mais precisam de obras?…..Quais são os dados que necessitamos alterar no município?
Vai ser apenas o líder de algorítimos de votos? Não. Rosalvo é e pode ser muito mais.
A direita de ACM Neto venceu em Lauro de Freitas para governador, mas não vencerá para prefeito, votar em Mateus e Débora e Teobaldo e Tenóbio é votar em Neto e Bolsonaro, são aventureiros elitistas e sem rumo. Mas é muito importante Rosalvo se diferenciar de vez dessa turma, sentar e elaborar seu programa de governo, discursos afiados e no nível que nossa cidade merece.
Shayana Busson é moradora da Itinga @shaybusson
05/05/24