No Mês da Criança, o Hospital Martagão Gesteira realizará 31 dias de atividades voltadas para os pacientes e seus familiares. Maior unidade exclusivamente pediátrica do Norte e Nordeste, a instituição promoverá, de hoje até o último dia do mês, ações para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro) e reforçar a mobilização da sociedade para a causa do hospital.
“A nossa causa é justamente a saúde da criança. Há 54 anos, o Martagão tem atuado para garantir a assistência integral delas. Com a ajuda dos mais diversos parceiros da instituição, nós conseguimos aliar alta tecnologia no tratamento de diferentes doenças às necessidades de pacientes que se deslocam de diferentes regiões do Estado e até mesmo da capital para ter acesso aos nossos serviços de saúde”, ressalta Carlos Emanuel Melo, diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão Gesteira.
Atualmente, o Martagão atende a mais de 80 mil crianças e são realizados 500 mil atendimentos por ano. Na programação deste ano, estão agendadas atividades como um passeio no metrô de Salvador, ida ao cinema, parede de escalada, oficinas, música, contação de histórias e teatro.
No dia 1º, o músico Luciano Calazans vai fazer o Dia da Música no Martagão. Nesta mesma data, o universo lúdico “AstraZeneca Viva a Cultura!”, projeto que tem o intuito de realizar apresentações de artes cênicas e outras intervenções artísticas gratuita, vai ser apresentado às crianças. A ação, que tem como temática a ciência, será realizada até o dia 4 de outubro.
Por meio de música ao vivo, show interativo e teatro de bonecos, sempre com artistas locais, entre outras ações, o projeto propõe a arte como terapia complementar aos tradicionais tratamentos de saúde e busca divertir e transformar o dia a dia de crianças e adolescentes internados.
“Sabemos que as crianças hospitalizadas passam por muitas mudanças na rotina, afastamento do convívio familiar e social e ainda procedimentos invasivos. As atividades lúdicas e datas comemorativas validam um espaço de alegria em meio a um possível sofrimento, estimulando uma melhor adesão ao tratamento e minimizando os impactos emocionais”, ressalta a psicóloga Ingrid Nunes, da Oncopediatria do Martagão.
Ainda no dia 1º, o ator Gabriel Tavares vai realizar uma ação com personagens fantasiados para entreter as crianças. A dose será repetida no dia 4/10. Já no dia 8/10, a Guarda Municipal vai trazer uma fanfarra e cães. No dia 11, crianças vão participar de um passeio no metrô de Salvador. No Dia das Crianças, maqueiros estarão vestidos de super-heróis.
Além das atividades para as crianças, o Martagão fechou parcerias com várias empresas para destinar parte das vendas de seus produtos para ajudar no custeio das atividades do hospital. Dentre as empresas que já fecharam parceria, estão o Restaurante Bottino, a Loja Colcci (Salvador Shopping) e a Sorveteria Mondo Gelato.
“Qualquer empresa que quiser colaborar com o hospital pode entrar em contato por meio do telefone (71) 3032-3808. Todas as ações têm um objetivo central que é mobilizar a sociedade para a causa do Martagão”, afirma o gerente de Captação de Recursos da instituição, Felipe Feitosa.
Instituição – A Liga Álvaro Bahia é mantenedora do Hospital Martagão Gesteira. Além dele, estão sob a sua tutela o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CREA-TEA) e o Hospital Sokids, cuja renda é revertida para o Martagão. No Mês da Criança, haverá, além do Martagão, atividades nas unidades.
Anderson Sotero
Assessor de Imprensa
Hospital Martagão Gesteira
Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil
71 988525935 / 30323770