O monumento em homenagem a Jorge Amado, localizado na Praça do Imbuí, foi novamente alvo de vandalismo no último domingo (18). Desta vez, duas estátuas do escritor ficaram penduradas na estrutura base do monumento, após tentativas de roubo.
A escultura foi inaugurada em 1985 e fica na avenida que leva o nome do escritor, no bairro do Imbuí. O espaço já havia sido alvo de pichação.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) lamentou a depredação.
“Os exemplos infelizmente são frequentes nessa praça e em outros espaços públicos de Salvador. Vimos que nos últimos meses foi gasto aproximadamente R$ 45 mil por mês para recuperar equipamentos públicos quebrados e pichados”, disse o presidente Marcílio Bastos.
O órgão realizou vistoria técnica no local nesta segunda-feira, junto com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), que realizou o isolamento para evitar acidentes. Entre o ano passado e os primeiros meses deste ano, segundo a Companhia, existe um acúmulo de 60 praças danificadas por ações de vândalos.
A Desal informou ainda que aguarda as recomendações da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para dar seguimento com as ações de recuperação do monumento em homenagem a Jorge Amado.