É com uma agenda intensa de trabalho nesta segunda-feira (19), em Santo Estevão, cidade do centro norte da Bahia, que Rui Costa chega à 400ª viagem ao interior baiano. Em pouco mais de três anos de governo, o gestor público bate uma marca histórica com o maior número de viagens realizadas por um governador dentro do estado e alcança uma das metas da sua gestão que é conhecer de perto a realidade dos municípios, em todas as regiões.Nesse período, o governador já esteve em211 cidades baianas, entregou ou visitou 275 estabelecimentos escolares e visitou 186 unidades de saúde/hospitais.
Na visita que fará ao município, nesta segunda (19), Rui autoriza a execução de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água que atenderá a milhares de pessoas de 40 localidades da zona rural. Aentrega de 17 ambulâncias e 13 tratores para diversas cidades da região também estão na agenda do governador.
Está prevista ainda a assinatura de ordem de serviço para autorizar a execução de obras de pavimentação do trecho de acesso à BA-084, em Conceição do Jacuípe, e do trecho de acesso de Riachão do Jacuípe à BA-233, em Ichu. Também será autorizada a extensão da rede de iluminação pública na Rodovia Riachão (Riachão do Jacuípe).
Na área da educação, Rui anuncia a chegada de internet banda larga, por meio de satélite, com velocidade de 15 mega por segundo, para 300 unidades escolares, sendo 76 na região, incluindo duas escolas em Santo Estevão onde o serviço já está disponível. Também serão anunciados novos laboratórios que estão com obras adiantadas pelo programa Brasil Profissionalizado, para dois Centros da Educação Profissional e Tecnológica, além da realização de pintura em 32 unidades escolares da região. O governador também vai anunciar a implantação de do projeto Escolas Culturais em 16 municípios da região, incluindo Feira de Santana, onde o projeto já está em funcionamento.
Abastecimento de água e esgotamento sanitário
Oferecer água potável e de qualidade aos moradores da zona rural, além de sistemas que permitem o esgotamento sanitário adequado são metas prioritárias do Governo do Estado. Em Santo Estevão, o governadorentrega a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade e assina ordem de serviço para ampliação do sistema existente, cujas obras estão orçadas em R$ 1,45 milhão.
Será autorizado ainda a implantação de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), além de extensão e ampliação de redes que beneficiam a população de 40 localidades, entre os quais Lagoa Encantada, Alecrim, Formiga, Saco, Tibiri, Tupim, Laranjeiras, Caraconha, Capiacanga, Boa Vista de Cachoeira, Umbaubeira, Engenho da Lagoa, Tereza Ribeiro, Boca da Mata e Pumba II (Cruz das Almas) e as localidades de Marimbondo, Alegre, Pau Ferro, Caatinga Seca, Palames e Tocos (Muritiba); e Lameiro, Piauí, Sobradinho, Baraúnas, Borracha e Tigre (São José do Jacuípe).
Na oportunidade, o governador entrega 12 exemplares do Plano Municipal de Saneamento Básico para representantes das cidades que compõe o território do Consórcio Portal do Sertão (Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estêvão e Teodoro Sampaio).
Agricultura mais forte
Durante a solenidade, Rui firma convênios com o programa Mais Ater para a aquisição de veículo e equipamentos, assistência técnica e extensão rural na agricultura familiar com as prefeituras de Acajutiba, Capim Grosso, Esplanada, Muritiba, Santo Amaro, Santo Estêvão, Sátiro Dias e Teodoro Sampaio. E também com o Programa de Mecanização Rural (Promer), com as prefeituras de Água Fria, Anguera, Conceição da Feira, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Terra Nova, para realização de atividades de preparo do solo, beneficiando 2,4 mil agricultores familiares.Ainda no âmbito do Promer, o governador autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio com o Consórcio Portal do Sertão, para realização de atividades de limpeza de aguadas, beneficiando500 agricultores familiares.
As ações no município também incluem a entrega de 20 bolsões de alevinos para associações de produtores e 50 mil alevinos para o povoamento do lago da Barragem Pedra do Cavalo. Ainda beneficiando o produtor rural, Rui faz a entrega simbólica do certificado de imóvel rural de nº 300 mil do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de mais 8.726 certificados, que vão beneficiar os municípios de Baixa Grande (606), Catu (360), Iaçu (1.024), Ouriçangas (295), Pé de Serra (1.477), Pintadas (1.291), Riachão do Jacuípe (888), Santa Terezinha (1.153), Santo Estêvão (338) e Sapeaçu (1.294).
Na ocasião, agricultores familiares de Anguera, Feira de Santana, Irará, Santa Bárbara e Tanquinho recebem 61 títulos de terra para agricultores familiares.
Novo Retran
Ainda na cidade, Rui reforça o projeto de interiorização das ações do Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e inaugura a reativação e informatização da sede da 6ª Regional de Trânsito (Retran). A unidade realizará diversos serviços como emplacamento, recadastramento, expedição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), facilitando a vida dos motoristas da região.