Dez pessoas acabaram mortas nas últimas 24 horas, após resistirem às abordagens realizadas por policiais que ocupam as regiões do Alto das Pombas e Calabar. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirma sete óbitos, mas apuração do Aratu On aponta que outros três suspeitos foram mortos no final da manhã.
A SSP-BA confirmou, ainda, a realização de ao menos cinco intervenções desde a última segunda-feira (4/9). Elas aconteceram entre a manhã de ontem e esta terça-feira (5/9). Com os suspeitos, foram apreendidos seis fuzis, oito pistolas e três granadas.
As informações foram confirmadas em entrevista coletiva, pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Major Paulo Coutinho e o Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. Além das apreensões de armas de fogo, 17 reféns foram liberados nas localidades, onde o policiamento segue reforçado, e oito indivíduos foram presos.
Questionado sobre moradores do Alto das Pombas, que estão deixando suas residências devido à violência, o Coronel Paulo Coutinho afirmou que se solidariza com estas pessoas e que a Polícia Militar está trabalhando para “defender a população”. “A recomendação é que nos mantenhamos firmes, restabelecendo a paz para a grande maioria dos cidadãos que são de bem”.
No início da manhã de hoje, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com a cúpula da gestão da Segurança Pública do Estado (SSP), para acompanhar e avaliar as ações recentes de combate às organizações criminosas na capital, além de planejar futuras operações das forças policiais. Ainda na ocasião, o governador discutiu medidas de prevenção à criminalidade, a fim de garantir a segurança de baianos e baianas.
O encontro, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, contou com a participação do titular da SSP, Marcelo Werner, do subsecretário da pasta, Marcel Oliveira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito e do secretário estadual de Justiça e Direito Humanos, Felipe Freitas. Também estiveram presentes à reunião o vice-governador Geraldo Júnior, e autoridades de outras secretarias do Estado.