Manhã de quinta – feira ( 11 ), Lauro de Freitas vazia.

O Senhor do Bonfim não é o padroeiro do estado da Bahia, mas a sua devoção (muito grande e difundida) é a principal do Estado, particularmente da Cidade do Salvador. A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de Salvador, além de palco para uma das principais festas religiosas do lugar, que ocorre sempre no mês de janeiro.

Em 1923, por razão das comemorações da Independência da Bahia, foi composto o Hino ao Senhor do Bonfim. Um dos mais conhecidos do Estado ao lado do Hino da Bahia.

Ibirajá distrito de Itanhém. Padroeiro Senhor do Bonfim e deu origem a este povoado.

É padroeiro de outras localidades, como na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia (que, como Salvador, celebra o Senhor do Bonfim no mês de janeiro), e a cidade mineira de Bocaiuva; lá, a festa acontece na segunda semana do mês de julho. Na cidade alagoana de Viçosa, a festa é realizada no dia 2 de fevereiro. Já na cidade paraibana de Pitimbu, a festa é realizada no último fim de semana de janeiro.

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição tem seu dia comemorado nesta sexta-feira (8), e por isso é feriado municipal em Salvador. A programação acontece nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador que são dedicadas à Mãe de Jesus. Confira abaixo a programação nas paróquias, alterações no trânsito e também o funcionamento de shoppings e mercados hoje.


     

Você pode gostar...