Saúde e prevenção marcam o Movimento Outubro Rosa em Lauro de Freitas

Blog do Lau

Blog do Lau

Os tons de rosa iluminam passarelas, postos de saúde e a centenária Igreja da Matriz localizada no Centro de Lauro de Freitas para lembrar que outubro é o mês da prevenção e combate ao câncer de mama. A iluminação de monumentos públicos é uma das marcas, em todo o mundo, da campanha que visa alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce da doença, a segunda mais recorrente no mundo.
Em Lauro de Freitas a programação do Outubro Rosa inclui ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, oferecidas na Unidade Móvel de Saúde instalada no Complexo de Saúde da Itinga até o dia 29 de janeiro de 2018. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o Sesc.” Pretendemos atender cerca de 55 mulheres por dia durante esta ação”, destacou o secretário de Saúde, Erasmo Moura.

Blog do Lau

Blog do Lau

O centro da cidade sediará a campanha “Unidos Contra o Câncer de Mama”, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) realizado de 16 a 21/10, com o mutirão de mamografias a partir das 7h, no estacionamento do Restaurante Popular. Os resultados serão entregues após 45 dias, as pacientes serão contatadas por telefone para buscar os exames nas unidades de saúde da cidade. Os atendimentos são direcionados a demandas abertas e encaminhamentos feitos pela regulação.

Blog do Lau

Blog do Lau

Para a prefeita Moema Gramacho, que venceu um câncer de mama em 2008, o Outubro Rosa pode significar o alerta que salva vidas. “Com a rotina agitada dos tempos atuais, muitas mulheres esquecem-se do cuidado com a saúde e o movimento lembra que devemos levar a prevenção a sério. Além do autoexame, todas devem fazer a mamografia a partir dos 45 anos”, destaca.
Com o laço rosa fixado no peito, a secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Bárbara Chaves acredita que a informação é crucial para que um número cada vez maior de mulheres possa utilizar os serviços que estão à disposição da saúde feminina em tratamentos e diagnósticos. “Estamos com atenção redobrada contra o câncer de mama, e queremos atrai-las a estes espaços”, disse. A gestora informou que durante o mês de outubro a SPM estará nas ruas realizando a Blitz Rosa. “Estamos conversando com elas, ouvindo e levando informações de saúde”, frisou.
Ainda na grade de programação da SPM, o Cine Mulher homenageará o Outubro Rosa. O cinema itinerante levará à comunidade do Jardim Talismã apresentação de filmes ligados ao tema. A campanha será encerrada com uma Audiência Pública realizada pela SPM em parceria com as vereadoras Naide Brito e Mirian Martinez com o tema “Outubro Rosa: Cuidando da Saúde da mulher – prevenção e consciência”.


     

Você pode gostar...